domingo, 10 de fevereiro de 2008

Rankings de Conteúdos Culturais Portugueses na Internet

Com o advento da Web 2.0, todos os agentes culturais se vêm confrontados com um novo desafio: não chega ter presença on-line, mas é ainda necessário fomentar a interactividade, favorecer a comunicação com os utilizadores e promover a partilha de recursos.

No suplemento Digital do Jornal Público de 19 de Janeiro de 2008, foram convidados quatro webdesigners para analisar os sites de museus portugueses: Joana Carravilla (Seara.com) Nuno Frazão (View), Carlos Moreira (ESEC) e Paulo Moreira (VisualWork).

Boa navegabilidade, visita virtual à colecção, design apelativo, loja on line, interacção com os utilizadores, são alguns dos pontos fortes referidos, ou seja, conteúdos sim, mas com coerência e facilmente acessíveis.

No outro lado da questão, destacam os problemas dos sites institucionais limitados, a modelos predefinidos, bem como o símbolo de acessibilidade w3C, nem sempre usado com rigor.

Deixo-lhes aqui, para que possam dizer de vossa justiça, a lista dos Museus, e respectivos sites, ordenados com a classificação atribuída:

8 comentários:

Gi disse...

Só consegui entrar no 3,4 9, 10 e 11 nos outros não. Vou xplorá-los com tempo porque é matéria que me interessa. Devo diser-te que algumas tentativas que fiz e comparando com alguns sites que tenho de Museus no estarngeiro , fiquei francamente decepcionada. Só vendo estes me lembro se algum deles estava nesta lista.

Um beijo e obrigada . Noite feliz.

Ka disse...

Sem dúvida que a internete é O meio de comunicação hoje em dia e a forma de o tornar eficiente é, além de ter um site acessível, intuitivo, organizado, etc...também o mesmo deve fomentar a interactividade, é básico para que haja fidelização das pessoas neste meio de comunicação.


Beijinho

ps - Gostei de ver Serralves em 1º lugar (ou não fosse eu do Porto...hehe)

por um fio disse...

Sem dúvida que seria interessante ter um ranking dos sítios web das nossas bibliotecas e arquivos! E porque não dos serviços das próprias bibliotecas e arquivos? Talvez dessa maneira ficassem mais preocupados e começassem a trabalhar melhor! Senão, este conceito de «Web 2.0» que, tal como a moda, vem e vai, sem deixar mudanças nas nossas bibliotecas!

Luís Galego disse...

um ranking de bibliotecas e arquivos

uma proposta bem séria esta...e que tal avançar com uma petição ou algo do género....ajudarei!

Leonor disse...

Gi

vou já tratar de resolver o problema dos links, devo ter copiado mal o endereço. Então depois diz-me o que pensas, logo tu que tens tanta experi~encia de pesquisa

beijinho

Leonor disse...

Ka

sem dúvida, qualquer site hoje em dia, para além de acessível e organizado, tem de fomentar a interactividade: como dizes fideliza as pessoas e, de resto já cá temos alguns muito bem feitos a esse nível.

quanto aos do Porto... pois por acaso também reparei... e não é só serralves... mas é merecido

Leonor disse...

Teresa

Bom já vi que o assunto te interessou. antes assim. Sim, acho a ideia interessante. Alguns dos sites por onde tenho passado já fomentam alguma interactividade, com blogs associados e outros tipos de participação que acho interessante. muito se tem feito, muito se tem de fazer...

Leonor disse...

Luis

Bom, isso é que é ânimo!! petição não sei se é preciso, às vezes basta alguém ter a ideia...