Mostrar mensagens com a etiqueta Declaração Universal dos Direitos do Homem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Declaração Universal dos Direitos do Homem. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Todos Nós Nascemos Livres


(mas uns são mais livres que outros)

Trata-se, como é óbvio, do princípio do 1º artigo da Declaração Universal dos Direitos do Homem, assinada pela Assembleia Geral da ONU, a 10 de Dezembro de 1948, cujo enunciado completo é:

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.
Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade".

Comemorando-se este ano o 60º aniversário da Declaração, e tendo em atenção um público privilegiado, foi hoje lançado pelas Edições Paulinas, em colaboração com a Amnistia Internacional Portugal, o livro Todos Nós Nascemos Livres, a Declaração Universal dos Direitos do Homem ilustrada.

Trata-se de uma tradução, adaptação e ilustração dos princípios que norteiam a Declaração, e, que nesta edição portuguesa beneficia ainda de um texto introdutório de Matilde Rosa Araújo e Fernanda de Freitas.

Todos nasceremos livres, é certo, mas é fundamental que o saibamos. Este livro vem assim informar e divulgar princípios tão importantes quanto esse a um público infanto-juvenil que o merece saber.

E, na sequência da publicação, aqui fica o correspondente vídeo: