Mostrar mensagens com a etiqueta Arte. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Arte. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Para que serve o dinheiro...


Com a crise que anda aí, não vejo bem como é que o moneygami (origami feito com notas) possa ter muitos adeptos.

Mas a avaliar pela quantidade de imagens que se conseguem arranjar de moneygami, esse problema não se põe…

Não que eu faça tenções de aderir… até porque não tenho qualquer habilidade manual, mas lá que alguns são interessantes, isso são.

Ora vejam:

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Saudades


Muito antes de pensar em fazer o meu próprio blog, já me divertia a andar pela blogosfera. E como não conhecia muita gente, fui, naturalmente, seguindo conselhos para saber que blogs visitar.

Foi assim que conheci o Blog da Gi - Os Pequenos Nadas. E perdi muito tempo a explorá-lo, ganhando em conhecimento e beleza.


Mais tarde explorei também os seus outros dois blogs: Museus e Galerias e Pássaros, ninhos, ovos e penas.


E a imensidão de imagens e textos fantásticos foi sempre uma fonte de conhecimento, prazer e boa disposição, juntamente com as mensagens trocadas.



Há cerca de um ano a Gi fechou o blog, com grande pena minha e de todos que a visitavam. Não tenho bem a certeza do dia, mas foi em Junho.


Assim, e uma vez que as circunstâncias da vida não nos permitem blogarmos, resolvi fazer esta pequena memória, deixando aqui algumas das imagens que achei mais interessantes e guardei. Naturalmente outras tantas faltarão, mas aqui fica uma espécie de Best of, na minha opinião, naturalmente. E acreditem, tive imensa deificuldade em escolher, já que fui guardando muito mais!




Espero que gostem!




É certo que fica para aqui uma grande misturada, e haveria muito mais para mostrar, mas achei que valia a pena fazer este post e lembrar alguém que me enriqueceu bastante!

domingo, 7 de junho de 2009

Luas


On dit toujours que je suis dans la lune, Joanna Consejo, 2009.
*
Na verdade, não sei se dizem. Mas o que vale a pena mesmo é ir ver a exposição na Perve Galeria.
*
E convém ir depressa: acaba já no próximo fim-de-semana. Não deixem passar!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Onde estava vossa mercê nos painéis?



É o título de um livro da autoria de Gonçalo Morais Ribeiro, que se desdobra em seis entrevistas polípticas a personagens constantes nos Painéis de São Vicente, a saber:


- Diogo Gonçalves
- Isaaac Abravanel
- Cardeal D. Jorge da Costa
- D. João de Almeida
- D. Leonor
- D. Manuel

As entrevistas seguem todas a mesma orientação, com apenas quatro perguntas (Onde estava Vossa Mercê nos Painéis? Qual a sua participação na sua feitura? Que significado tem para vós? O que mudou em Portugal?) tentando, de uma maneira assaz original, dar mais uma achega para a compreensão dos mesmos.

É um livro muito interessante, que se lê bem e que não deixa de dar novas visões, com uma escolha de citações, bibliografia e iconografia que enriquece bastante a sua leitura.

Também podem optar por ir apenas ouvir falar sobre, amanhã, na Fabula-Urbis, uma pequena livraria – daquelas que vale a pena conhecer – especializada em Lisboa / Olisipografia

Boas leituras!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Nano Arte





Não faço ideia se o termo existe, claro... mas é o que apetece chamar quando vemos estas criações de Willard Wigan. Se não, como qualificar estas representações de Henrique VIII e as suas mulheres, o Feiticeiro de Oz e a Branca de Neve em buracos de agulha, ou Elvis Presley na cabeça de um prego? E o que dizer do gato num verdadeiro pelo de gato?
Aqui está uma arte para a qual eu não teria certamente qualificações... a começar pela paciência enorme que deve exigir:))
Visitem a galeria; há muito mais exemplos... bastante curiosos, aliás. Ah, e também dá para comprar. Sim, porque uma peça destas pode ir até perto de 400 £ !!!






















domingo, 21 de setembro de 2008

Os dias, a noite, os sonhos e os sonâmbulos




Na altura do dia em que deveria estar a sonhar, acontece-me com frequência ter uma qualquer insónia que me faz caminhar pela casa em busca de uma ocupação que me permita matar o tempo.
Mas a noite, nem sempre boa conselheira, vai-se esticando e alongando, fazendo-me sentir como um sonâmbulo que anda sem saber bem para quê nem onde.

Que vontade de sair do meu corpo e fazer coisas impossíveis!!!

Quer acompanhe só a luz da lua, quer chegue até ao despertar do sol, são noites em que os sonhos comandam a vida.
As imagens essas são da Graciela Bello, visitável aqui.

domingo, 31 de agosto de 2008

A arte e história da comida




































Nos dias de hoje em que o fast food impera e os nossos restaurantes não estão especialmente atentos à ligação da comida e arte, que não seja a nouvelle cuisine, aqui têm um livro original: Os Menus em Portugal de Isabel Drumond Braga.
Através da colecção da autora, ficamos a conhecer, não só quem era objecto de determinado evento, onde era servida a refeição, como também o que se comia e bebia, e isto de 1874 a 1945.
Festas, casamentos, recepções, reuniões de médicos, de crianças, aniversários, alguns com apontamentos e indicação das pessoas presentes, os Menus revelam-se uma fonte interessante para este tipo de informação e história, onde muito haverá ainda por fazer.
Mas, e para além disso, também são exemplos de imaginação e arte (uns mais bem conseguidos que outros).
Aqui vos deixo alguns exemplos.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Humument






























ou um excelente exemplo de como a arte se interliga com os livros.


Tom Phillips, artista britânico (1937-), iniciou o seu trabalho, com base no romance vitoriano 'A Human Document' de W.H. Mallock,. nos anos sessenta, tendo inicialmente uma versão na Tetrad Press em 1970 (não comercial). Já em 1980 publica-o pela Thames and Hudson, naquela que foi a primeira versão de um livro que se tornou um clássico de culto.

De facto, e como podem ver pela breve selecção de imagens que aqui deixo (e acreditem, a selecção NÃO foi fácil) o livro apresenta uma variedade de linguagens e imagens que o torna um exemplar a ter em conta para a história da arte dos nossos tempos.

A cada nova edição o artista renova algumas imagens.








Saiba mais mas, sobretudo, perca-se nas imagens, no site oficial de Humument

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

E agora um clássico: Arcimboldo


Ver notícias da última exposição (acho eu) aqui

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Novos usos para os livros


A bomba de gasolina: um trabalho do artista Job Koelewijn, feito com capas de livros.