
1º Acto – Desloquei-me hoje, ao fim da tarde, ao Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), para assistir a uma conferência. E foi um verdadeiro viajar no tempo, já que o AHU foi o primeiro arquivo em que, nos idos de 1986, tive uma intervenção profissional, fruto de um estágio que ali fiz com a minha amiga PG, e que recordo com boas memórias quer pelo bom acolhimento que sempre tivemos, quer pelo trabalho que ali efectuámos.
Para além disso o AHU, instalado desde 1929 no Palácio da Ega, à Junqueira, tem entre a sua documentação a Secção Ultramarina da Biblioteca Nacional e o Ministério das Colónias ou do Ultramar, possuindo documentação desde o século XVI até 1975.
Dado que o seu acervo constitui a memória de cinco séculos de Portugal no mundo, é o mesmo extremamente rico, sendo muito interessante nele fazer pesquisa. Já para não falar na sua riqueza iconográfica e cartográfica, da qual vos dou uma pequenissima amostra nestes três marcadores de livros...
2º Acto - O motivo da visita foi uma conferência sobre O Palácio dos Saldanhas à Junqueira, proferida por Cristina Barbosa da Cruz e comentada por José Sarmento de Matos, olisipógrafo que dispensa apresentações.
O tema em si, resultante da tese de mestrado de Cristina Barbosa da Cruz, é interessante, já que faz a história do edifício onde se situa actualmente o AHU, tendo para o efeito que falar na família que o habitou, das relações sociais à época, da arquitectura, etc., enfim fazendo deste final da tarde um momento bem passado.
E que me fez conhecer melhor esta cidade em que sempre vivi e trabalhei.

