O software livre (ou open software, open source), traz, como se sabe, quatro grandes vantagens:
- a liberdade de executar o software, para qualquer uso;
- a possibilidade de estudar o funcionamento de um programa e adaptá-lo às suas necessidades:
- a liberdade de distribuir cópias
- a possibilidade de proceder a alterações que beneficiem o programa, podendo as mesmas serem tornadas públicas, facultando-as assim a toda a comunidade de utilizadores
Numa era globalizada e em rede o software livre surge com o projecto GNU lançado por Richard M. Stallman, depois de, em 1984, ter surgido a "Free Software Foundation".
Naturalmente os serviços de gestão de informação não poderiam ficar alheios a tal questão.
Que ferramentas se encontram disponíveis em Portugal?
- Sistema de Gestão e Administração de Bibliotecas
Koha - http://www.koha.org/
Programa desenvolvido na Nova Zelândia, utilizado por diversas bibliotecas do mundo. Veja aqui a apresentação feita pelo Instituto de Informática do Ministério das Finanças.
- Sistema de Gestão de Documentos/Arquivos
ALFRESCO - http://www.alfresco.com/
Programa que gere a criação, armazenamento e recuperação de documentos. Veja aqui uma pequena descrição e aqui o projecto da IGAC para a sua implementação.
A Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) vai realizar um curso sobre o assunto, dado pelo Eng. Rafael António.
Sugestão de leitura:
Open access in context: a user study / David Nicholas, Paul Huntington and Hamid R. Jamali
in Journal of Documentation, Vol. 63, N. 6, 2007