Mostrar mensagens com a etiqueta Arquivistas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Arquivistas. Mostrar todas as mensagens

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Ser Arquivista é…

(como nos concursos)

Hipótese a) um eufemismo para uma função qualquer de secretariado.

Hipótese b) alguém que trabalha num arquivo “morto”, tipo um depósito de papel que já não precisamos, cheio de pó e sem grande utilidade , onde não se percebe porque é que alguém quer trabalhar.




Dedicado ao que pensa a grande maioria das pessoas que, quando me perguntam “o que faz” eu respondo “Sou Arquivista” .

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Eu, arquivista, me confesso

que às vezes gostava de ser bibliotecária :)))

ler livros e ainda ser paga para o fazer não é bem a minha noção de paraíso mas está lá perto.
claro que o ponto espaço traço e o dólar para cá e para lá da catalogação não têm tanta graça (mas eu sei !!!), mas uma indexaçãozinha, venha ela... até porque sempre fui e continuo a ser defensora da sua utilização nos arquivos. E por outro lado, o que pode ser mais fascinante que organizar a informação/conhecimento?
Os catálogos de autoridades tb me atraiem francamente, e aguardo ansiosamente pela vinda das FRBR, as quais nos virão linkar com as ISAAR (CPF). Aí, curiosamente, tornar-se-ão a esbater os muros que nos separam?

E porque será que as FRBR me fazem lembrar vagamente as pinakoi de Calímaco, bibliotecário de Alexandria?

PS - a classificação fica para outro dia