Mostrar mensagens com a etiqueta Livro Infantil. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Livro Infantil. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 14 de abril de 2009

Pensar, é preciso!



Para que serve saber? Ora aqui está uma questão interessante, a que esta colecção de filosofia para crianças tenta responder.

Não conhecia estes livros, mas depois de me terem sido “recomendados” (e, na verdade, ofertado este exemplar) gostei bastante do que vi e li. Sem grande pretensiosismo, o livro coloca, de uma maneira perfeitamente acessível, uma série de questões sobre saber, conhecimento, informação, decisão.

Numa época em que as crianças são invadidas pela imagem, pelos jogos, etc., nada como um livrinho que faça pensar!

terça-feira, 7 de abril de 2009

A Capela que veio de Roma


****
E ainda a propósito do Museu de São Roque, aqui fica uma das publicações a que me referi, e que inaugura a colecção infanto-juvenil.
***
Trata-se da história da construção da capela de São João Baptista (a capela que veio de Roma), existente na Igreja de São Roque, anexa do Museu, capela essa mandada fazer por D. João V, de uma riqueza sem paralelo à época.
****
Aliando a história, ao tipo de materiais utilizados, de pintura e modelos arquitectónicos, este livro, escrito de uma forma pedagógica, consegue cativar o interesse dos mais novos.
****

Numa época em que o audiovisual impera, as colecções infantis e juvenis dos museus são, creio eu, un forma de cativar um público interessado mas exigente nas suas pesquisas.
***
Porque ir ao museu é uma forma de descoberta(s)!

***
Só é pena que nem todos os museus possam ter este tipo de publicações...




quinta-feira, 3 de abril de 2008

Ler Doce Ler













... ou as Crianças e a Leitura...

Passeando pela Blogosfera dei-me conta que passei olimpicamente pelo Dia Mundial do Livro Infantil... felizmente há pessoas mais atentas, como a Ka, cujo post me lembrou do facto. Como acho que os livros e as crianças são um assunto que merece toda a nossa atenção, resolvi registá-lo aqui também.
Nem de propósito tinha achado graça a este livro Ler Doce ler com textos de José Jorge Letria e ilustrações de Rui Castro. Tanta que o trouxe para casa e portanto nada melhor do que dar aqui dele notícia quando se fala em livros, leituras e crianças.










Faço só aqui com modesto acrescento (os livros também vivem das nossas anotações): cá em casa, por exemplo) alguns livros têm tendência para gostarem de estar aos montes no chão, em cima do PC, às vezes na cadeira, enfim, muito ordeiramente enquanto esperam lugar nas estantes...
Leiam o livro, ou melhor, ofereçam às vossa crianças... afinal é mesmo para elas o dia, que por sinal já passou, e o livro.