Mostrar mensagens com a etiqueta Inovação Social. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Inovação Social. Mostrar todas as mensagens

domingo, 24 de agosto de 2008

Vencer os medos


… e não apenas os nossos…









Através de Maria e da sua bicicleta, vamos lendo (e vendo) problemas, indecisões, dúvidas, angústias muitas… mas também alguns projectos, resoluções, possibilidades de mudar.


Neste sobe e desce, vamos também tomando conhecimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, através da escrita de João Paulo Cotrim, repartida por 8 capítulos, correspondentes aos 8 Objectivos. Cada um ilustrado por seu autor, e aqui ficam os seus nomes: João Fazenda, Susa Monteiro, Maria João Worm, Pedro Burgos, Tiago Albuquerque, Miguel Rocha, Rui Lacas, Alex Gozblau.




Um projecto extremamente interessante que, não se limitando a enumerar os Objectivos, nos faz percorrer o caminho simultaneamente das nossas angústias e das nossas possibilidades de fazer alguma diferença.


Tenho algumas dúvidas que os Objectivos do Milénio sejam alcançados, claro, sobretudo porque têm o horizonte temporal de 2015. Mas para quem como eu acha que a inovação social pode ser o nosso yes we can, se não fizermos alguma coisa certamente não chegamos a lado nenhum.


E para quem não sabe, aqui ficam os Objectivos do Milénio:

1 - Erradicar a pobreza extrema e a fome
2 – Alcançar o ensino primário universal
3 – Promover a igualdade de género e empoderar as mulheres
4 – Reduzir a mortalidade infantil
5 – Melhorar a saúde materna
6 – Combater a SIDA, a malária e outras doenças
7 – Garantir a sustentabilidade ambiental
8 – Fortalecer uma parceria global para o desenvolvimento


O livro (e as suas questões) esse vale imenso a pena.