Mostrar mensagens com a etiqueta Eleições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Eleições. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Opiniões

Ora aqui está um assunto em que eu, à partida, não pensava falar: as eleições europeias.
.
Talvez saiba já à partida em quem vai votar.
Talvez não tenha tanta certeza assim.
Talvez gostasse de comparar as suas ideias com as dos partidos políticos.
Talvez gostasse de saber o que pensam também os outros partidos.
.
Com estas questões em mente, foi criado um questionário europeu, que contempla, naturalmente, as especificidades de cada país. O objectivo é enquadrar as nossas respostas no partido representado no Parlamento Europeu que melhor as retrata.
.
Não deixa de ser interessante!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

And the Winner is...




Se podesse votar, votava Obama (eu e um número considerável de europeus). Mas devo dizer que já não posso ouvir falar nas eleições norte-americanas.
Agora que se aproxima o fim da campanha eleitoral, e vamos, finalmente, saber o resultado, aqui está uma ideia interessante: a vida dos candidatos em bd.

terça-feira, 4 de março de 2008

Que América é esta?



Em ano de todas as conversas sobre as eleições norte-americanas e os seus reflexos na geo-estratégia mundial, pareceu-me relevante relembrar aqui o livro Vertigem Americana de Bernard-Henri Lévy, saído em Fevereiro de 2007, fruto de um convite da revista Atlantic Monthly .

Lévy, filósofo francês, líder da corrente dos “Nouveaux Philosophes”, percorreu assim mais de 20.000 km de norte a sul dos Estados Unidos numa tentativa de compreender esse país, à semelhança do que, 172 anos, antes o seu conterrâneo Alexis de Tocqueville o fez, sob o pretexto de estudar o seu sistema prisional, e do qual resultou a obra Da Democracia na América.

Embora o livro de Lévy tenha sido feito entre a campanha eleitoral que reelegeu Bush em 2004 e os acontecimentos do furacão Katrina, que assolou New Orleans, trata-se de um livro a ler com atenção e, que no seu epílogo, já depois das (muitas) viagens e leituras, coloca algumas questões interessantes, tais como:

O que é um americano? A ideologia americana e a questão do terrorismo. A América tem raiva?

Em última análise, podemos sempre tentar ver pelos nossos próprios olhos, e seguir o itinerário…