Mostrar mensagens com a etiqueta Vida. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vida. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Menos de dois dólares, de José Tolentino de Mendonça

“(...)A verdade é que cada um de nós traz vazios, por preencher, carências e interrogações submersas, desejos calcados que procura compensar da forma mais imediata. Não é propriamente de coisas que precisamos, mas, à falta de melhor, condescendemos. À falta desse amor que nem sempre conseguimos, desse caminho mais aberto e solitário que evitamos percorrer, à falta dessa reconcialiação connosco mesmo e com os outros que continuamente adiamos... O consumo desenfreado não é outra coisa que uma bolsa de compensações. As coisas que se adquirem são, obviamente, mais do que coisas: são promessas que nos acenam, são protestos impotentes por uma existência que não nos satisfaz, são ficções do nosso teatro interno. Os centros comerciais apresentam-se como pequenos paraísos, indolores e instantâneos. Infelizmente, de curtíssima duração também.

Li há dias, e impressionou-me muito, que, quando Ghandi morreu, os bens materiais que deixou valiam menos de dois dólares (...) . Os bens espirituais e civis que legou ao futuro tinham, porém, uma dimensão incalculável.(...)”
in Revista Expresso, 4 de Janeiro de 2014, p10.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tempos e modos

Este ano a primavera tem chegado aos soluços, meia envergonhada e cheia de humores... mas, se passearmos por aí, conseguimos vê-la - de vez em quando, é certo - ou mesmo pairar sobre ela.


(Nuns lindos tons de roxo, aliás)


Estão como eu: deixo o blog ou não? o tempo é pouco, a disponibilidade menor, mas há sempre alguma coisa que me faz voltar. E ter saudades da blogosfera.
Não sei se vai ser um recomeço, mas hoje apeteceu-me vir para aqui falar...
Bom fim de semana!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Tisanas

Era uma vez uma ausência que andava em missão de viagem. Quando chegava a uma encruzilhada dava três voltas sobre si própria para perder por completo a noção do caminho por onde viera atingindo assim com regularidade as regiões efémeras dos esquecimentos. Depois regressava a casa.
Tisana nº 72
Ana Hatherly
.
.
às vezes também ando assim...

sexta-feira, 12 de março de 2010

Pairando


Ás vezes as madrugadas trazem destas imagens: conjuntos de pombos aguardando serenamente o aparecimento e desenrolar do dia.
.
(E nós cá em baixo a cronometrar os minutos para sair de casa, apanhar trânsito ou não, um cafézinho antes de começar a trabalhar...)

domingo, 31 de janeiro de 2010

Estar à mesa

sempre foi um hábito que se praticou lá em casa, naqueles tempos em que todos chegávamos à hora marcada para jantar.
E, ao longo da vida, tem sido sempre uma boa maneira de conviver, estar com os outros sem as correrias da vida do dia a dia e falarmos e ouvirmos... outros hábitos que, infelizmente, se vão perdendo.
.
Pois hoje estivemos à mesa... não certamente deste tamanho, nem com esta quantidade de pessoas (sinais dos tempos, também) mas com disponibilidade, nas conversas mais variadas e a ouvirmo-nos ... e soube bem!
.
Então tenham um bom resto de noite e dia... sobretudo para ti aniversariante.
E falemos muito... ouvindo também.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Os amigos são para as ocasiões

Tenho uma amiga, vai para 28 anos, mesmo amiga portanto, com quem, ultimamente pratico aquele desporto (quase diariamente, é verdade) de ver quem mais resmunga e embirra com a outra. Reflexo da passagem do tempo, claro, e mantimento de uma boa amizade. Bons sinais, diria eu.
.
Hoje ao almoço, com a presença de outra amiga que só conheço faz agora 22 anos, e, tendo-nos dedicado a mais um round deste campeonato, onde entramos as duas , acho eu, sem sequer darmos pela coisa, eis que o terceiro elemento me diz já no fim: “vocês não se aguentam, sempre a discutir e implicar uma com a outra”.
.
Pois esta minha outra amiga, 3 (?) anos mais nova - o que desculpa alguma coisa - ainda não chegou àquela fase das nossas vidas em que estes momentos são prova da vitalidade do relacionamento com os nossos amigos, podendo ser, aliás, intelectualmente estimulantes.
.
Não vou dizer que não parecemos um pouco o Jack Lemmon e o Walter Mathau, naqueles filmes com diálogos delirantes, mas estamos quase a chegar lá… enfim, apenas prova que os amigos são para as ocasiões e para a passagem dos tempos.
.
Contudo, enquanto não ganhamos nenhum oscar pelas representações das nossas vidas, podem sempre divertir-se com as imagens desses dois belissimos actores, em duas fases diferentes da vida:
e, um pouco mais velhos, mas com a mesma intensidade...

domingo, 10 de janeiro de 2010

Ajuda, precisa-se!



Como já repararam, tenho estado ausente. por trabalho, sem dúvida, mas também por um pequeno problema de ordem técnica que não sei resolver.


Criei este blog com uma conta no hotmail, e, entretanto este ano resolvi uma conta no gmail. Agora quando tento aceder ao blog para criar novas mensagens, "ele" só me aceita que entre com a conta do google, portanto diz que não tenho blog nenhum...
Hoje resolvi sair da conta do gmail e entrar no meu próprio blog através de comentário, o que, como se pode ver consegui... mas é ridiculo, deve haver uma maneira mais simples... Alguém sabe????

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

De como algumas simplicidades ajudam o nosso dia a dia



Tenho uma amiga que costuma reclamar contra este hábito português de dizer mal de tudo, chegando a afirmar que de vez em quando lhe apetece escrever ao programa da SIC, Nós por cá (que eu aliás vejo quando chego a horas a casa) a perguntar se nunca encontram nada bem feito.
E, de facto, é sempre mais fácil dizer o que corre mal...

Vem esta conversa a propósito de me ter deslocado hoje à minha repartição de finanças e ter presenciado... o simplex em acção.
Haverá lacunas, é certo, mas não se pode comparar o atendimento e rapidez de resposta... e como esta semana está muito positiva (ainda não me calei com aquela música do outro post), aqui fica o apontamento...
PS - Este ano resolvi inscrever-me numa pós-graduação. O que está a ser óptimo e estou a adorar. O problema é o (pouco) tempo que fica para as outras coisas... pelo que aqui o registos fica um pouco mais lacónico, assim como as minhas visitas a outros blogs. Mas não por falta de interesse... porque a blogosfera é outra forma de cultura!




segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Boas vibrações, boa semana!

Mandaram-me agora mesmo este video, e não resisto, aqui fica:




Claro que, como tenho andado um pouco afastada destas lides, não faço ideia se já anda por aí... mas fica a intenção.

Divirtam-se!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Da janela, hoje de manhã


Com o calor que tem estado, raras vezes vou à janela, já que ligo logo de manhã o ar condicionado (um bom motivo para trabalhar em Agosto para pessoas como eu, que dispensam metade do calor que faz por cá...) Mas hoje, com o dia a começar um tudo nada mais fresco, até me apeteceu abrir ligeiramente a janela. E aqui têm o resultado.
Está mais bonito no video, com as folhas a mexerem e a fazerem barulho... mas como de repente não me consigo lembrar como é que faço uploads de videos... é o que dá ter feito férias grandes!!!



segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Tardes de Domingo

Se há música que associe a não fazer nada, ligeiramente em férias, é seguramente esta dos Queen: Lazy on a Sunday Afternoon.

Não que já tenha tido férias, mas depois de 5 meses de baixa, who cares? Enfim tive férias de outras coisas, como de pensar o que escrever aqui, por exemplo.

Mas parece que chegou a hora de voltar, apesar da preguiça de ontem. Então tenham uma boa semana!

E para quem não sabe a letra:

I go out to work on monday morning
Tuesday I go off to honeymoon
Ill be back again before its time for sunnydown
Ill be lazing on a sunday afternoon
Bicycling on every wednesday evening
Thursday I go waltzing to the zoo
I come from london town
Im just an ordinary guy
Fridays I go painting in the louvre
Im bound to be proposing on a saturday night
There he goes again
Ill be lazing on a sunday
lazing on a sunday
Lazing on a sunday afternoon
e agora o video:

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Vidas





Posso até ter algumas ideias... o tempo é que, às vezes, é curto... para aqui escrever ou visitar outros...

mas, enquanto as coisas não voltam ao lugar, fiquem com este desenho do Rafael Bordalo Pinheiro.

Boa semana!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pensamento do dia


“As calorias são pequenos animais que moram nos roupeiros e que durante a noite apertam a roupa das pessoas.”


Mandaram-me hoje este pequeno pensamento, que não resisto a deixar aqui...

(as cá de casa então, andam particularmente activas desde que parti o pé...)

terça-feira, 30 de junho de 2009

País tropical

E, com o tempo que tem feito, ainda não lhes apeteceu cantarolar “moro num país tropical”?

Claro que eu preferia
a) Ter de volta uma meteorologia mais favorável;
b) Ou, na impossibilidade de tal acontecer, estar num país tropical, já agora numa praia interessante


Enquanto isso não acontece, aqui fica o País tropical de Jorge Ben

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Calor






.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Não faço ideia de quem se tem divertido, por essa cidade fora, a desenhar gelados. Mas, com o calor que tem estado, é realmente o que apetece comer!
(já para não falar em como as paredes degradadas ficam bem melhor...)

domingo, 10 de maio de 2009

Tempos...


E quem consegue imitar????

Boa semana, mesmo com chuva (e poesia, claro...)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Um dia na vida

Hoje li as notícias, em duplicado, aliás, porque queria ver como era o novo jornal I, que também tem os seus “contenidos” na net, como podem ver.

Assim, quando me mandaram o link para os vídeos dos Beatles, em canal próprio que vale a pena visitar, não pude deixar de visitar este A day in the life, que aqui fica. E de pensar no que nos jornais de hoje nos poderia servir de inspiração. Alguma sugestão?

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Red or White

(para ler cantarolando Rehab, de Amy Winehouse)

Dizem que ainda vou sentir saudades
E eu digo não não não!

Dias no descanso, com grande ripanço
E eu digo não não não!

Já não posso ver
As paredes de minha casa!

Dizem que ainda vou sentir saudades
E eu digo não não não!

E a imaginação não dá para mais... mas mesmo assim, ainda me dá para estas coisas...

esta letra é dedicada a todos aqueles que me telefonam e/ou visitam e dizem:

a) que sorte! quem me dera a mim ficar em casa a descansar. (sic)

b) isso agora é que vão ser passeios...
mas a cereja em cima do bolo é, certamente
.
c) (visitante a experimentar andar de canadianas, sem pé partido nem gesso) mas isto afinal é muito fácil !!!
.
Entretanto ontem fui ao hospital, mas não tive alta! Lá tirei o gesso, mas por o pé no chão é mentira. Aliás, agora tenho os pés em versão red and white, como podem ver. Já para não falar do tamanho...
.
Enfim, mais 30 longos dias (nada de dizerem que lhes apetecia!!!) desta vez com a interessante tarefa de fazer fisioterapia.
.
E Blue, neste momento, só mesmo sapatos de quarto, únicos onde cabe o red foot!!!

sábado, 11 de abril de 2009

Leituras



Se há actividades para as quais tenha aproveitado todo este "imenso" tempo de que disponho agora, a leitura foi seguramente a mais "praticada".
.

Agora, quase em fim de ciclo (espero eu) tenho feito uma leitura "dupla". Por um lado a biografia de Júlio César, que saiu agora, e é verdadeiramente interessante, e por outro, o livro de Brian Ward-Perkins, A queda de Roma e o fim da civilização.

.



Dois livros fascinantes, a merecerem a devida reflexão. (E nalguns casos, a fazer comparações...)
.

Blogando por aí, nos intervalos, "descobri" esta cadeira de leitura no Entre Estantes do Bruno Duarte Eiras. Não faço ideia se está a venda, mas que é uma excelente ideia, é! Comecei logo a imaginar a cadeira dos livros por ler... Então tenham boas leituras!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Novos lugares (desta vez é que é)


E em tempo de pouca mobilidade, nada como encontrar espaços agradáveis na cidade.
.

.


E este, é sem dúvida, um deles: o novo restaurante/café do recém re-inaugurado Museu de São Roque.
.

Num espaço privilegiado (Largo da Misericórdia, para quem não conhece), e feitas obras importantes, já que o espaço não existia enquanto claustro e servia antes como instalações do Serviço de Lotaria da Misericórdia (sic), eis um recanto onde nem parece que estamos às portas do Bairro Alto, e onde se está muito bem.
.

.
.
E se não conhecem, aproveitem para visitar o Museu. A renovação também o atingiu, e está muito melhor! (E tem uma colecção interessante de arte oriental).
.
Para além disso, as publicações sobre o Museu também foram renovadas, valendo a pena a leitura.
.
E a mim, já só me faltam oito dias para tirar o gesso!!!! (Nem quero pensar como vai estar o meu pè/perna...)