Mostrar mensagens com a etiqueta Fotografia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fotografia. Mostrar todas as mensagens

domingo, 22 de abril de 2012

sexta-feira, 23 de março de 2012

terça-feira, 22 de março de 2011

Primavera


E a vida a brotar (num passeio pelo largo de santos)

domingo, 12 de dezembro de 2010

Outono


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tempos e modos

Este ano a primavera tem chegado aos soluços, meia envergonhada e cheia de humores... mas, se passearmos por aí, conseguimos vê-la - de vez em quando, é certo - ou mesmo pairar sobre ela.


(Nuns lindos tons de roxo, aliás)


Estão como eu: deixo o blog ou não? o tempo é pouco, a disponibilidade menor, mas há sempre alguma coisa que me faz voltar. E ter saudades da blogosfera.
Não sei se vai ser um recomeço, mas hoje apeteceu-me vir para aqui falar...
Bom fim de semana!

domingo, 21 de março de 2010

Ver / Não ver




Com ou sem visão, Lisboa parece às vezes uma cidade meia podre, com obras iniciadas, embargadas, ou simplesmente prédios devolutos, à espera de caírem

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Caminhos


em frente, para esquerda, para a direita, ondulando????
.
(já se vê o fim à linha???)

domingo, 10 de janeiro de 2010

domingo, 29 de novembro de 2009

Outono

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Lisboas




Que, em pleno Bairro da Lapa, se encontre uma parede / casa tão degradada pode ser motivo de espanto. Ainda mais quando vemos os culpados!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Arte e Finanças



Ou de como entrar num Banco (o BES, neste caso) e não pensar em dinheiro. Nem no nosso, nem no dos outros… ou da crise mundial:))

Já tinha ouvido falar, mas ainda não tinha ido ver. E é uma agradável surpresa. No Marquês do Pombal, o BES tem uma zona chamada Arte & Finanças onde, para além de expor a Colecção de Fotografia Contemporânea do Banco (e já não é pouco), se pode ainda ter livre acesso à Internet, beber um café, tomar uma refeição, ou simplesmente estar…

Depois de uma pausa para café, há que ver a primeira Exposição: 32 fotografias dispersas entre os dois pisos, tanto de autores portugueses como estrangeiros. Algumas muitíssimo interessantes...
Um espaço a descobrir e certamente para estar atento e voltar!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Terra incógnita / Terra descoberta / Terra a descobrir


Levada por esta fantástica imagem, eis que descobri um fotógrafo – Sérgio Santimano – e um conjunto de 28 fotografias que me levaram a viajar, neste fim de tarde menos tórrido, a essa terra vermelha, quente, acolhedora e misteriosa, que, neste caso é Niassa, Moçambique.

E soube bem:))
Nas instalações da P4, onde a Exposição permanecerá até Setembro, mergulhe também neste mundo plural onde a natureza convive com a ocupação humana, intercalada entre a guerra e a paz.


As fotografias, essas, fazem-nos viajar até lá.


Eu, por mim, viajava já para este salão de chá, mesmo sem que a imagem esteja completa (e o Sérgio que me desculpe).


Sendo pouco provável que saia do écran, qual Rosa Púrpura do Cairo, entrava eu.




sexta-feira, 16 de maio de 2008

Make it possible ou lançar raízes




















Falar em conservação, descrição e digitalização de acervos fotográficos em Portugal implica falar no Luís Pavão ou, mais recentemente, na LUPA.


Por vários motivos: porque já o chamámos para projectos na instituição em que trabalhamos e com isso beneficiámos bastante (guilty as charged), porque já lemos as suas reflexões sobre estes assuntos (again...) ou porque já frequentámos as suas acções de formação (não, ainda não tive oportunidade...).


Tendo já tratado e estado envolvido em grandes e pequenos projectos de descrição, conservação e digitalização de acervos fotográficos nos mais diversos tipos de instituições, sejam arquivos, bibliotecas, museus, casas comerciais, igrejas, privados, enfim, uma panóplia de serviços, colecções, volume e diferentes tipos de registo de imagens que foram sendo tratados com uma postura profissional, serena e bem disposta (e estou a roubar a frase à Ana Paula Gordo) que quem conhece o Luís Pavão e a sua equipa sabe ser verdade, foi assim com todo o gosto que hoje me associei à comemoração dos 26 anos de actividade do Luís Pavão / LUPA.


Porque só com posturas destas e tamanha dedicação se criam as tais raízes. As que ligam os vários intervenientes dos projectos numa dinâmica muito própria que permite que todos os lados aprendam. Parabéns Luís Pavão. Parabéns LUPA.


E aqui vos deixo as raízes do também fotógrafo Luís Pavão.

domingo, 13 de abril de 2008

O cão da Marta


(não ficava bem no outro post, mas este focinho e uma perspectiva nova das narinas dos cães mereciam destaque. ver mais aqui)

As fantásticas fotografias da Marta









ver mais aqui

terça-feira, 18 de março de 2008

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Daniel Blaufuks e os Arquivos


O Arquivo, exposição do fotógrafo Daniel Blaufuks patente na Agência de Arte Vera Cortês reflecte sobre a imagem de um arquivo pessoal, onde a pessoa sente (ou não) necessidade de recordar, registar, arquivar, catalogar e inventariar as suas memórias, independentemente dos documentos ou suportes em que o faz.
Esta exposição reflecte ainda sobre a memória da pessoa após a sua morte e a inevitável degradação/esquecimento dessa mesma memória e dos suportes onde se tentou preservá-la.
A visitar na av. 24 de Julho, 54, 1º esq.