os dias, as horas, minutos, e segundos. a informação, os documentos, as escritas, os arquivos e as bibliotecas
Mostrar mensagens com a etiqueta Fotografia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fotografia. Mostrar todas as mensagens
domingo, 22 de abril de 2012
sexta-feira, 23 de março de 2012
terça-feira, 22 de março de 2011
domingo, 12 de dezembro de 2010
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Tempos e modos
Este ano a primavera tem chegado aos soluços, meia envergonhada e cheia de humores... mas, se passearmos por aí, conseguimos vê-la - de vez em quando, é certo - ou mesmo pairar sobre ela.
(Nuns lindos tons de roxo, aliás)
Estão como eu: deixo o blog ou não? o tempo é pouco, a disponibilidade menor, mas há sempre alguma coisa que me faz voltar. E ter saudades da blogosfera.
Não sei se vai ser um recomeço, mas hoje apeteceu-me vir para aqui falar...
Bom fim de semana!
domingo, 21 de março de 2010
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
domingo, 10 de janeiro de 2010
domingo, 29 de novembro de 2009
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Lisboas
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Arte e Finanças

Ou de como entrar num Banco (o BES, neste caso) e não pensar em dinheiro. Nem no nosso, nem no dos outros… ou da crise mundial:))
Já tinha ouvido falar, mas ainda não tinha ido ver. E é uma agradável surpresa. No Marquês do Pombal, o BES tem uma zona chamada Arte & Finanças onde, para além de expor a Colecção de Fotografia Contemporânea do Banco (e já não é pouco), se pode ainda ter livre acesso à Internet, beber um café, tomar uma refeição, ou simplesmente estar…
Depois de uma pausa para café, há que ver a primeira Exposição: 32 fotografias dispersas entre os dois pisos, tanto de autores portugueses como estrangeiros. Algumas muitíssimo interessantes...
Já tinha ouvido falar, mas ainda não tinha ido ver. E é uma agradável surpresa. No Marquês do Pombal, o BES tem uma zona chamada Arte & Finanças onde, para além de expor a Colecção de Fotografia Contemporânea do Banco (e já não é pouco), se pode ainda ter livre acesso à Internet, beber um café, tomar uma refeição, ou simplesmente estar…
Depois de uma pausa para café, há que ver a primeira Exposição: 32 fotografias dispersas entre os dois pisos, tanto de autores portugueses como estrangeiros. Algumas muitíssimo interessantes...
Um espaço a descobrir e certamente para estar atento e voltar!
quarta-feira, 9 de julho de 2008
Terra incógnita / Terra descoberta / Terra a descobrir

Levada por esta fantástica imagem, eis que descobri um fotógrafo – Sérgio Santimano – e um conjunto de 28 fotografias que me levaram a viajar, neste fim de tarde menos tórrido, a essa terra vermelha, quente, acolhedora e misteriosa, que, neste caso é Niassa, Moçambique.
E soube bem:))
Nas instalações da P4, onde a Exposição permanecerá até Setembro, mergulhe também neste mundo plural onde a natureza convive com a ocupação humana, intercalada entre a guerra e a paz. As fotografias, essas, fazem-nos viajar até lá.
Eu, por mim, viajava já para este salão de chá, mesmo sem que a imagem esteja completa (e o Sérgio que me desculpe).
Sendo pouco provável que saia do écran, qual Rosa Púrpura do Cairo, entrava eu.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Make it possible ou lançar raízes


Falar em conservação, descrição e digitalização de acervos fotográficos em Portugal implica falar no Luís Pavão ou, mais recentemente, na LUPA.
Por vários motivos: porque já o chamámos para projectos na instituição em que trabalhamos e com isso beneficiámos bastante (guilty as charged), porque já lemos as suas reflexões sobre estes assuntos (again...) ou porque já frequentámos as suas acções de formação (não, ainda não tive oportunidade...).
Tendo já tratado e estado envolvido em grandes e pequenos projectos de descrição, conservação e digitalização de acervos fotográficos nos mais diversos tipos de instituições, sejam arquivos, bibliotecas, museus, casas comerciais, igrejas, privados, enfim, uma panóplia de serviços, colecções, volume e diferentes tipos de registo de imagens que foram sendo tratados com uma postura profissional, serena e bem disposta (e estou a roubar a frase à Ana Paula Gordo) que quem conhece o Luís Pavão e a sua equipa sabe ser verdade, foi assim com todo o gosto que hoje me associei à comemoração dos 26 anos de actividade do Luís Pavão / LUPA.
Porque só com posturas destas e tamanha dedicação se criam as tais raízes. As que ligam os vários intervenientes dos projectos numa dinâmica muito própria que permite que todos os lados aprendam. Parabéns Luís Pavão. Parabéns LUPA.
E aqui vos deixo as raízes do também fotógrafo Luís Pavão.

domingo, 13 de abril de 2008
O cão da Marta

(não ficava bem no outro post, mas este focinho e uma perspectiva nova das narinas dos cães mereciam destaque. ver mais aqui)
terça-feira, 18 de março de 2008
domingo, 3 de fevereiro de 2008
Daniel Blaufuks e os Arquivos

O Arquivo, exposição do fotógrafo Daniel Blaufuks patente na Agência de Arte Vera Cortês reflecte sobre a imagem de um arquivo pessoal, onde a pessoa sente (ou não) necessidade de recordar, registar, arquivar, catalogar e inventariar as suas memórias, independentemente dos documentos ou suportes em que o faz.
Esta exposição reflecte ainda sobre a memória da pessoa após a sua morte e a inevitável degradação/esquecimento dessa mesma memória e dos suportes onde se tentou preservá-la.
A visitar na av. 24 de Julho, 54, 1º esq.
Subscrever:
Mensagens (Atom)







