
Em ano de todas as conversas sobre as eleições norte-americanas e os seus reflexos na geo-estratégia mundial, pareceu-me relevante relembrar aqui o livro Vertigem Americana de Bernard-Henri Lévy, saído em Fevereiro de 2007, fruto de um convite da revista Atlantic Monthly .
Lévy, filósofo francês, líder da corrente dos “Nouveaux Philosophes”, percorreu assim mais de 20.000 km de norte a sul dos Estados Unidos numa tentativa de compreender esse país, à semelhança do que, 172 anos, antes o seu conterrâneo Alexis de Tocqueville o fez, sob o pretexto de estudar o seu sistema prisional, e do qual resultou a obra Da Democracia na América.
Embora o livro de Lévy tenha sido feito entre a campanha eleitoral que reelegeu Bush em 2004 e os acontecimentos do furacão Katrina, que assolou New Orleans, trata-se de um livro a ler com atenção e, que no seu epílogo, já depois das (muitas) viagens e leituras, coloca algumas questões interessantes, tais como:
O que é um americano? A ideologia americana e a questão do terrorismo. A América tem raiva?
Em última análise, podemos sempre tentar ver pelos nossos próprios olhos, e seguir o itinerário…