Mostrar mensagens com a etiqueta Museu de São Roque. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Museu de São Roque. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 7 de abril de 2009

A Capela que veio de Roma


****
E ainda a propósito do Museu de São Roque, aqui fica uma das publicações a que me referi, e que inaugura a colecção infanto-juvenil.
***
Trata-se da história da construção da capela de São João Baptista (a capela que veio de Roma), existente na Igreja de São Roque, anexa do Museu, capela essa mandada fazer por D. João V, de uma riqueza sem paralelo à época.
****
Aliando a história, ao tipo de materiais utilizados, de pintura e modelos arquitectónicos, este livro, escrito de uma forma pedagógica, consegue cativar o interesse dos mais novos.
****

Numa época em que o audiovisual impera, as colecções infantis e juvenis dos museus são, creio eu, un forma de cativar um público interessado mas exigente nas suas pesquisas.
***
Porque ir ao museu é uma forma de descoberta(s)!

***
Só é pena que nem todos os museus possam ter este tipo de publicações...




segunda-feira, 6 de abril de 2009

Novos lugares (desta vez é que é)


E em tempo de pouca mobilidade, nada como encontrar espaços agradáveis na cidade.
.

.


E este, é sem dúvida, um deles: o novo restaurante/café do recém re-inaugurado Museu de São Roque.
.

Num espaço privilegiado (Largo da Misericórdia, para quem não conhece), e feitas obras importantes, já que o espaço não existia enquanto claustro e servia antes como instalações do Serviço de Lotaria da Misericórdia (sic), eis um recanto onde nem parece que estamos às portas do Bairro Alto, e onde se está muito bem.
.

.
.
E se não conhecem, aproveitem para visitar o Museu. A renovação também o atingiu, e está muito melhor! (E tem uma colecção interessante de arte oriental).
.
Para além disso, as publicações sobre o Museu também foram renovadas, valendo a pena a leitura.
.
E a mim, já só me faltam oito dias para tirar o gesso!!!! (Nem quero pensar como vai estar o meu pè/perna...)