Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Boas Festas, Feliz Natal


Giotto, Scènes de la vie du Christ: La Nativité (1304-1306)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Leituras Natalícias



E em plena época de Natal, eis uma leitura que se faz bem, adequada ao tema.
Fazendo um périplo entre as fontes, a vida de Jesus, os actores do Novo Testamento, as representações iconográficas e uma pequena história do Cristianismo dos primeiros anos, este número especial da revista Le Point é uma fonte de informações extremamente interessante.
Então Boas Leituras!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

E enquanto se afinam as vozes...

Aqui ficam algumas imagens de um dos intervenientes nas canções de Natal: a rena Rudolfo


sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Falar com a Família

Estamos em plena época natalícia, época essa que a mim me diz muito. Por ser católica, pela comemoração que fazemos nesta altura, naturalmente.

Sem me deter a falar sobre o Advento, ou mesmo o Presépio, já muito bem explicados aqui na Blogosfera, e sem que saiba “decorar” este meu espaço condignamente, como gosto de fazer em casa e mesmo no local de trabalho, muito embora continue a fazer o que sempre se fez em minha casa (passeio dos Reis Magos pelas várias prateleiras, até ao dia 6, colocação do Menino Jesus apenas à meia-noite do dia 24), venho falar-vos de outra participação activa nesta época; a Família.

Não imaginando passar o Natal sem a Família (presente ou ausente), é também época de jantares e almoços familiares, com a reunião de familiares que, às vezes, só avistamos nesta altura. E porque a Família também se faz de histórias, aqui deixo uma excelente e imaginativa iniciativa dos Arquivos Nacionais Ingleses: Falar com a Família.

Quer sejamos meros curiosos com a história imediata, quer queiramos ir mais ao fundo e “descobrir” parentes mais afastados e vivências de outras épocas, falar com a nossa Família é sempre o eixo fundamental. E daí partimos para outras buscas, porventura já nos Arquivos.

Não se limitando ao óbvio, mas antes dando conselhos sobre como, depois das conversas familiares, podemos tratar e guardar a nossa documentação (seja qual for), é uma iniciativa bastante interessante e de alcance universal.
Os Arquivos também servem para isto!