Mostrar mensagens com a etiqueta Família. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Família. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Falar com a Família

Estamos em plena época natalícia, época essa que a mim me diz muito. Por ser católica, pela comemoração que fazemos nesta altura, naturalmente.

Sem me deter a falar sobre o Advento, ou mesmo o Presépio, já muito bem explicados aqui na Blogosfera, e sem que saiba “decorar” este meu espaço condignamente, como gosto de fazer em casa e mesmo no local de trabalho, muito embora continue a fazer o que sempre se fez em minha casa (passeio dos Reis Magos pelas várias prateleiras, até ao dia 6, colocação do Menino Jesus apenas à meia-noite do dia 24), venho falar-vos de outra participação activa nesta época; a Família.

Não imaginando passar o Natal sem a Família (presente ou ausente), é também época de jantares e almoços familiares, com a reunião de familiares que, às vezes, só avistamos nesta altura. E porque a Família também se faz de histórias, aqui deixo uma excelente e imaginativa iniciativa dos Arquivos Nacionais Ingleses: Falar com a Família.

Quer sejamos meros curiosos com a história imediata, quer queiramos ir mais ao fundo e “descobrir” parentes mais afastados e vivências de outras épocas, falar com a nossa Família é sempre o eixo fundamental. E daí partimos para outras buscas, porventura já nos Arquivos.

Não se limitando ao óbvio, mas antes dando conselhos sobre como, depois das conversas familiares, podemos tratar e guardar a nossa documentação (seja qual for), é uma iniciativa bastante interessante e de alcance universal.
Os Arquivos também servem para isto!

domingo, 6 de abril de 2008

Pequenos Nadas ou Domingos em Família



Hoje, por volta das 16h. Sobrinhos na cozinha da casa da minha mãe, fazendo biscoitos com outra tia.

Voz do sobrinho X – Ó avó porque é que a montanha não anda?

Voz minha mãe – ó filho, não sei, diga lá.

Voz do sobrinho X – porque tem um só pé!!

Risos, risos.

Voz do sobrinho X – Avó, inventei esta agora.

Voz minha mãe – então agora pergunto eu. Qual é a aula favorita da vaca? Múuuuuuusica. (risos, gritos)

Voz minha mãe – Qual o actor preferido das abelhas? Meeeeeel Gibson. (risos, gritos).

Voz minha mãe – Que diz o galo à galinha?

Vozes de todos os sobrinhos – os nossos filhos têm muita pinta !!!!

Eu, no escritório, arrebitava (literalmente) as orelhas. Solução do mistério: uma página da revista Audácia. Com um erro, por sinal. Os filhos da galinha e do galo têm lá muita piada e não pinta!.

Os biscoitos de limão estavam bons. Ficaram a faltar os scones tia I.