sábado, 23 de fevereiro de 2008

O Banco de Tempo

Aponte esta ideia: nas nossas vidas preenchidas e comandadas pela agenda, eis agora que surge um banco original, onde pode levantar e depositar cheques de… tempo!

A ideia, bastante interessante, foi trazida para Portugal pelo Graal, e é uma forma de, não envolvendo qualquer troca de dinheiro, se disponibilizar qualquer tipo de serviços numa relação de entreajuda em que todos podem colaborar.

Têm sido pedidos tempos para conversar, brincar, levar cães à rua, mas parece que a actividade mais requisitada são realmente as aulas de informática. Mas registo aqui um pedido em Viana do Castelo de tempo para ir passear ao luar.

9 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Estive agora mesmo, perto de 3/4 de hora a ler tudo oq ue diz o site do Graal.
Já tinha ouvido falar do Banco do tempo, mas esta foi a 1º vez que me debrucei sobre a iniciativa.
Parece-me uma ideia interessante elouvável, ainda que não veja os portugueses muito virados para este tipo de acção de intercãmbio de peuqenos serviços.
Oxalá o Banco do Tempo cresça e seja coroada de ~exito a ideia de oinstalar em portugal.

Fiquei com uma dúvida que nem uma atenta leitura de todo o site conseguiu esclarecer: quem financia todos estes projectos do Graal.
Serão entidades privadas e públicas, paróquias, publicidade? Quem?

Cumprimentos.
Jorge G.

Leonor disse...

Jorge

é, o outro dia quando estive no Braço de Prata estava lá o Graal e estavem a apresentar o projecto, que de resto já está implemtado em várias cidades cá e em Lisboa creio que no Lumiar e na freg. de Nossa Senhora de Fátima.
Este tipo de iniciativas crescem sempre devagar, creio eu, mas enfim, às vezes devagar se vai ao longe.

Em relação aos financiamentos do Graal, sinceramente não faço ideia. já conhecia o Graal há algum tempo, entretanto nunca mais tinha ouvido falar, e este ano tornei-me a cruzar...

Paula Crespo disse...

Nunca tinha ouvido falar disto. É, no mínimo, uma ideia muito original! Concordo com o Jorge, duvido que cá pegue; no entanto, nunca se sabe (com o passar do tempo e uma maior implantação do projecto...)
bjs

Alberto Oliveira disse...

Iniciativa interessante a desta organização, atenta às realidades sociais do tempo actual. A "troca de prestação de serviços" também será uma forma de gerar solidariedade onde ela não existe.

Leonor disse...

Paula

pegar pega, mas como digo, leva o seu tempo. mas de facto, pega primeiro não nas grandes cidades, onde a vida é mais descaracterizada...
vamos ver...

Leonor disse...

legível, estou completamente de acordo.

há muitas formas de estar próximo do outro e essa proximidade às vezes é mais necessária que qualquer outra coisa. a solidão das grandes cidades onde podemos ser todos anónimos é (infelizmente) uma realidade

Oliver Pickwick disse...

Um banco de tempo. Pelo menos nesse acredito que não vão nos escorchar com tarifas abusivas.
Beijos!

P.S. Precisa redimensionar o player, amiga Leonor, pois está "invadindo" a zona de leitura do post. Vá em Painel; em seguida Layout (ou Modelo) e identifique o retângulo que contém o player. Abra e vai encontrar um script em html. Não precisa entender a linguagem, procure width=xxx, apague o número que estiver escrito e o substitua por 135.

Leonor disse...

Oliver

pois, lá isso é verdade
qto ao conselho, está a falar chinês (outro acordo portanto) ... mas vou tentar fazer o que acho que percebi... obrigado
bom fim de semana

Leonor disse...

sinto-me excepcionalmente esperta e tudo isso graças a si, caro Oliver, embora ainda não tenha mudado nada.
Bom, entrei em esquema e depois em editar html. O problema é que depois há para lá muita coisa que posso mudar, porque tanto quanto posso perceber 1º dão orientações gerais e só dp para os blocos, é isso? a dos posts é o main?