quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O plástico do nosso descontentamento


Como qualquer pessoa hoje em dia, tenho a minha quota parte de preocupações com questões ligadas ao ambiente. Assim, já mudei as lâmpadas cá de casa para as de baixo consumo, já calafetei as janelas, separo o lixo, desloco-me ao ecoponto e coloco os sacos lá dentro, enfim, coisas que considero hoje em dia básicas.

Ultimamente, porém, anda virada para o problema de como reduzir o "consumo" de plástico e digo-lhes, a coisa não é fácil...

1 - Comecemos pelas garrafas. Em casa consumo agua da companhia, portanto a questão nem se coloca, mas n emprego sim. Tento comprar sempre garrafas de litro e meio, mas não há como fugir ao plástico. Nunca mais vi (ou é raro haver) garrafas de vidro. Já quando vamos passear se passa a mesma coisa. O normal é comprar uma garrafinha de àgua. E pergunta: ainda existem das de vidro?

2 - Farmácias. Vamos a qualquer farmácia e não conheço nenhuma que não dê as nossas compras, pois claro, num saco de plástico. Que eu já recuso, porque tenho a vantagem da carteira grande, claro, mas então e os homens? Outra ironia da questão é o verdinho da reciclagem dos medicamentos que é outro saco de plástico... há coisas que não dá para entender!

3 - Livrarias/lojas de discos. Também aqui a alternativa não é nenhuma. qualquer coisa que se compre vem delicadamente colocada... em mais um saco de plástico.

4 - Lojas de roupa. Estas sim com algumas nuances. Umas com bons sacos de papel, mas longe de ser a maioria.

5 - Supermercados. Pois é aqui que a porca torce o rabo. Inevitavelmente temos de lá ir, compramos (ou não) e se fizermos as contas chegamos ao fim do ano com um número apreciável de sacos de plástico só à nossa conta. Multipliquem pelo nº de pessoas do vosso prédio, dos prédios do vosso bairro, etc, etc... Mas realmente qual é a alternativa? Existem já, é certo, uns sacos de pano que algumas lojas vendem. Provavelmente comprarei um. Mas vamos passar a passear o dito saco para a eventualidade de nos apetecer ir às compras? E porque não são criadas alternativas pelos supermercados? Sim, porque já que compro sacos de plástico, preferia dar o mesmo dinheiro por um de papel.

6 - Jornais/revistas. Quem compra sabe que ao fim-de-semana, e, apesar das preocupações ambientalistas dos mesmos, lá marchamos para casa com mais dois sacos de plástico. Se houver alguma revista ou jornal com brinde, lá vem mais outro. Continua a somar...

7 - e finalmente o lixo, o propriamente dito. Alguém me explica onde passo a por o lixo se não for num saco de plástico???
Já vi sacos de plástico na praia, no campo, enfim, acho realmente que tem de se fazer qualqyer coisa a esse respeito. Mas o quê? Na verdade, não há muitas alternativas. Ou se as há, por favor, digam-me.

6 comentários:

Gi disse...

Preocupações comuns estou a ver mas a questão do plásticos nas compras podes resolver :) se fores a uma grande superfície podes mandar entregar em casa, vem tudo separado por "espécie" e em caixas de cartão. Em alternativa podes levar paletes de plástico desdobráveis e ir guardando as coisas mal elas passam a caixa registadora, fica logo tudo empilhado para guardar no carro. Compras pequenas existe as bolsas desdobráveis, não ocupam muito espaço na mala (para as senhoras claro, os homens ficam de parte :) ) . Os sacos de papel funcionam bem em dias de sol, dias de chuva é complicado ... isto para além de suportarem pouco peso. Algumas farmácias já os facultam por acaso. Garrafas de água só vejo nos restaurantes onde aliás são obrigatórias creio que há uns dois anos , não tenho a certeza.

Um beijinho, não te consigo ajudar porque tenho as mesmíssimas dúvidas. Beijos

Ka disse...

Sabes que por exemplo em França nenhum supermercado tem sacos plásticos para levares as compras? Eles já estão vários passos à frente. Têm um sacos que se vendem em qualquer lado mas que dão para inúmeras ulitizações e até são mais práticos pois são maiores, com o fundo rectangular,e tc. As pessoas andam sempre com 2 ou 3 no carro para quando necessitam deles.

Claro que isto não resolve tudo mas já é um bom começo.

Agora ponho-te a seguinte pergunta: e as àrvores abatidas por causa dos sacos de papel?
Nada é linear não é?

Beijinhos

Outonodesconhecido disse...

Pois é o Plástico do nosso descontentamento e do nosso consumo nada sustentável.
Bom fim de semana

Leonor disse...

Gi

nã, nã, a última vez que mandei entregar em casa chegou-me tudo embalado em... sacos de plástico!!! eu nem queria acreditar!! o que é isso das paletes de plástico? essa das bolsas descartáveis é uma boa ideia, ainda não me tinha lembrado, j´+a serviu de alguma coisa ter feito este post. Sim, esse inconveniente dos sacos de papel tb já senti, de facto são sazonais. Em relação às farmácias diz lá que farmácias é que dão, porque eu não conheço nenhuma...
e garrafas de vidro qualquer dia só mesmo no museu do berardo, com certeza, não fazia ideia que eram obrigatórias nos restaurantes...

Eu tenho andado a pensar nisto muito diligentemente, mas ainda não percebi se nas farmácias, livrarias, quiosques, onde recuso já os saquinhos pequenos e ponho as coisas na carteira pensam que sou fundamentalista. porque lá falar, fala-se, mas vês alguma coisa a ser feita?

Leonor disse...

Ka

Touchée:))) efectivamente isto é ser preso por ter e não ter cão ...

e o que se deve fazer, pergunto eu???

Leonor disse...

outonodesconhecido

pois é uma pena que as iniciativas do comércio justo não sejam mais divulgadas. Na Fábrica do Braço de Prata, por exemplo, estavam lá representados...
agora fim de semana sem compras, nem que seja um balde de plástico, era capaz de dar uma coisinha má a toda a gente...

bom fim de semana