segunda-feira, 21 de abril de 2008

Silêncio que se vai cantar o Fado


Das novas gerações do fado e, não sendo especialista na matéria, tento estar atenta às várias vozes que vão surgindo ou que se destacam no meu ouvido. Assim, registos como os de Maria Ana Bobone, Aldina Duarte ou Mariza, para só falar em vozes femininas, não me são estranhos.

Mas é sem dúvida a voz de Camané, as suas canções e percurso, que me fazem, não só apreciar a sua voz como vê-lo herdeiro dessa longa linhagem de cantores de fado.

Talvez por isso, Alain Oulman, autor da letra de Sei de um Rio, que estão a ouvir, compositor de Amália, cedeu um seu original a Camané, que o canta no seu novo álbum de originais, lançado hoje.

E a propósito de Amália, que tal ouvi-la de novo, naquela que é, na minha opinião, claro, um dos seus melhores registo?
Barco Negro

8 comentários:

Divinius disse...

Fado é algo que faz sentir fundo...
Sorriso:)

Ka disse...

Olha que que só gosto de ouvir fado em determinadas alturas pois depende do meu estado de espírito, adorei relembrar este que é um dos que gosto :)

Quanto a Camané ainda ontem o ouvi ao fazer zapping na tv e ele realmente tem uma excelente voz.

Gostei de ouvir este fado agora, obrigada!

Beijinho

Teté disse...

Não sou grande apreciadora de fado - excepto nos ambientes tradicionais - mas reconheço que há realmente algumas vozes excepcionais, na "sucessão" de Amália...

Tem uma boa semana!

Leonor disse...

divinius

concordo. embora não seja o meu género de música habitual, é sem dúvida um género que trenho vindo a aprender a ouvir e a gostar. Não para todos os momentos, mas para momentos. Também nuncxa fui ouvir ao vivo. falta-me essa lacuna...

boa semana

Leonor disse...

Ka

claro, eu também, mas olha que há fados e interpretações que cantarolo de vez em quando. Não cheguei a ver o filme do Carlos Saura, mas tive pena, mas no CD, por ex. há uma interpretação que acho fabulosa da Rua do Capelão... de uma fadista que não faço ideia quem seja. Aliás aquele CD é bastante interessante.
Mas o Camané tem uma voz interessante, canta coisas interessantes... ainda o hei-de ir ouvir ao vivo

beijos, boa semana

Leonor disse...

Teté

pois há, alguns com mais reconhecimento que outros, claro, mas é bom mantermos esta nossa maneira de cantarmos

boa semana para ti

Luís Galego disse...

e em silêncio li e ouvi este maravilhoso post. Camané já não é propriamente da nova geração de anos - ele tambem comemora aniversários, não são sempre os mesmos - mas impõe-se efectivamente com a melhor voz (ou das melhores) vozes do fado, alicerçado em bons autores (por exemplo a actriz Manuela de Freitas).

Paula Crespo disse...

Da nova geração de fadistas - que houve um boom-, Camané é para mim a melhor voz. E, sem dúvida, um excelente intérprete dos fados de Amália.