sexta-feira, 25 de abril de 2008

Democracia e Cidadania

Hoje, dia 25 de Abril, quando se comemoram 34 anos de passagem de uma ditadura para a democracia (que hoje damos por adquirida), eis um livro que, na minha opinião, nos permite pensar e exercer a cidadania que as conquistas de Abril nos trouxeram.

Resultante de um ciclo de conferências realizado na Universidade do Minho entre Outubro de 2005 e Abril de 2006, e coordenado por Isabel Estrada Carvalhais, da secção de Ciência Politica e Relações Internacionais, o livro estrutura-se em quatro partes:

- uma reflexão sobre o novo cidadão, aqui designado por pós-moderno, ou seja, digo eu, quem somos nós enquanto cidadãos e, sobretudo, o que queremos ser. Como nos relacionamos com os Órgãos de Soberania e com o poder em geral. Questão não menos importante é como lida, por sua vez, o Estado com esse novo cidadão.

- quais os desafios que se encontram quando queremos exercer os nossos direitos de cidadania, numa época dominada pelo constante atropelo às nossas liberdades, direitos e garantias, por questões de segurança. O que é que se perdeu, irremediavelmente (?), em termos de direitos humanos, após o 11 de Setembro?

- como participar, nos dias de hoje, na vida do país? Como ser e exercer socialmente a nossa cidadania?

- o que é ser cidadão europeu? O Espaço Schengen faz sentido? Com que direito fechamos hoje as fronteiras aos não Europeus?

Para ler, pensar e, sobretudo, exercer.

4 comentários:

Teté disse...

Para ser sincera, prefiro ler ficção...

Bom fim de semana para ti, Leonor!

Lyra disse...

Olá, bom dia,

Passei por aqui só para desejar um excelente fim de semana e deixar um beijinho grande.

Voltarei na segunda-feira para te ler. Até breve.

;O)

Leonor disse...

Teté

ah, também eu, mas olha que reflectir um bocadinho sobre estas coisas não faz mal a ninguém, antes pelo contrário

bom fim de semana

Leonor disse...

Bom fim de semana Lyra, aproveita o descanso

beijinhos