quinta-feira, 15 de maio de 2008

Conhecer Pessoas




Conhecer pessoas é sempre um desafio.
É que, para além da pessoa, conhecemos também os seus gostos, as suas leituras, as suas músicas, etc., no que se pode revelar um admirável mundo novo.

Vem esta conversa a propósito da Exposição Recortes de Fantasmas da Ana Fraga. Ficam a saber, desde já, que a conheço, claro. Pior: conheço-a porque trabalhamos na mesma instituição, embora não a desempenhar as mesmas funções, e se há sítio onde é difícil conhecer pessoas é mesmo no nosso local de trabalho.


Assim, foi com especial interesse que visitei ontem a sua exposição, a cuja inauguração faltei, por motivos que não vêm agora ao caso.

E fiquei completamente rendida ao «mundo» dos Recortes de Fantasmas da Ana. Trata-se de um projecto de criação de personagens, baseado nos trabalhos de Sophie Calle, como refere a autora, mas, diria eu, com uma interpretação muito própria.
São assim apresentadas dez telas com as silhuetas de dez homens e dez recortes pintados em mdf da silhueta da autora em tamanho natural. Cada par tem um título e texto que os agrega e pode ter ou não um zoom.

Aqui vos deixo um dos meus casais preferidos: o poeta segurador, pedindo desde já desculpa pela não inclusão do texto, que pode ser lido e visto na Galeria Corrente d’Arte, na Avenida D. Carlos I, nº 109.

Acreditem que vale a pena a visita.

16 comentários:

Alberto Oliveira disse...

... uma óptima sugestão para quem gosta de conhecer pessoas como eu.
Conheço a galeria e na próxima ida a Lisboa, a visita é certa.


PS: o prazer de "conhecer pessoas" através dos "mecanismos da arte" ainda é melhor: descobrir e conhecer andam de braço dado.

Obrigado pela dica!

Jorge P. Guedes disse...

Muitointeressante, mesmo, cara Leonor!
Tivesse eu tempo e não deixaria de lá dar um salto. Fico-me, assim, por este saborosos aperitivo.
Obrigado pela informação.

Saudações.
Jorge P.G.

RENATA CORDEIRO disse...

Quem gosta de coisas sinistras, também gosta de coisas doces. Já ouço o seu sotaque ao loge e vc não sabe como o adoro. Gostei muito do seu blog e desse post. Vamos trocar visitas? Vá ao meu: wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não tem ponto depois de www
Um abraço,
Renata Cordeiro

Rui disse...

Ora aqui está uma boa ideia: irmos nós visitar os fantasmas.

Paulo Tomás Neves disse...

Passo sempre por aqui porque "vale a pena" :-)
Nem sempre comento porque na maior parte das vezes nao sei o que dizer. Isto para não estar sempre a dizer que os posts da Leonor são fantásticos (e são), vulgarizando o elogio.
Obrigado Leonor

Luís Galego disse...

Conhecer pessoas é sempre um desafio.

Conhecer pessoas através das artes tal, como já foi aqui escrito, então é cereja em cima do bolo.

Estava em falta com este blog...

Teté disse...

Bem, suponho que conhecer pessoas no local de trabalho depende um pouco daquilo que se faz.

Uma grande amiga foi minha colega de trabalho e a amizade mantém-se ainda, 11 anos depois... :)

Quanto à exposição aparenta ser interessante. Gracias pela sugestão!

Jinhos e bom fim de semana!

Leonor disse...

legível

não tinha ainda visto as coisas dessa maneira mas é verdade: conhecer pessoas pelos mecanismos da(s) arte(s) é melhor

bom fim de semana, espero que gostes da visita

Leonor disse...

Jorge

Ah, pois é pena, os fantasmas valem a pena... mas é sempre um prazer vê-lo por cá
e como vâo os bigodes dos seus gatos? esta modern life connosco a saltitar de um lado para o outro (às vezes sem pousar) impede-nos, às vezes, de visitas...

bom fim de semana

Leonor disse...

Olá Renata

bem vinda aqui ao meu canto. Pois olhe que para mim tem sido muito agradável passear por terras brasileiras, claro que irei visitá-la.

Até breve, bom fim de semana

Leonor disse...

Rui

tens razão. e eles recebem bem.

Leonor disse...

Paulo

Nesse caso, teriamos para a troca. Como sabe, também gosto bastante de o ler.
Volte sempre, bom fim de semana

Leonor disse...

Luís

estávamos, é mutuo, mas o dia só tem 24 horas e eu ainda preciso de dormir 7 (ando à espera de ser como o Marcelo rebelo de Sousa... só nestas questões, porém).
Passo várias vezes pelo seu mas não comento, tenho que me organizar melhor...

obrigada pela visita, gostei de o ver

Leonor disse...

Teté

daquilo que se faz, do local, das circunstâncias, enfim de várias coisas... mas claro que também tenho tido algumas amizades em locais de trabalho...

beijos, bom fim de semana

Graciela Bello disse...

Muy originales estas pinturas de "fantasmas". Los pintores siempre tienen alguna idea nueva y maravillosa.
Saludos,
Graciela.
http://graciela-bello.fineartamerica.com/

Anónimo disse...

Ana Fraga parou.
Parou a vida, parou a obra.
Que tudo o que dela ficou lhe perdure a memória e realize a sua mensagem a quem dela precise e a queira compreender.
Comecei hoje a conhecer e já lamento não a ter conhecido pessoalmente, por tudo o que tenho encontrado, pelo que já me falaram...
COMO PODES VER Á PESSOAS EXTRAORDINÁRIAS NA AR QUE ENTRAM POR MÉRITO PRÓPRIO. MUITO INTERESSANTES, CULTAS E GIRAS
TB PODIAS PÕR A TUA CULTURA LADO A LADO COM O TRABALHO.

E para ti, Leonor, que não nos conhecemos em pessoa, um abraço neste momento triste. E agradeço-te este post, por onde acabei por conhecer o teu blog.