quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Regresso dos Animais






Não, desta vez não vou falar dos de quatro patas com quem convivo ou já convivi… mas sim de uma exposição muitíssimo interessante a decorrer no renovado Museu das Marionetas.

Instalado desde 2001 no Convento das Bernardas, imóvel de interesse público, fundado em 1653 e actualmente na posse da Câmara Municipal de Lisboa, este Museu beneficia de uma área envolvente já de si interessante. Mas tem muito mais do que isso.

Estes “animais” que vêm nas imagens, alguns das quais beneficiam grandemente com a visão in loco, fazem parte da colecção de marionetas e máscaras do Mali exposta no espaço da antiga capela, o que ainda lhes dá mais destaque.

Mas Regresso dos Animais também porque é a tradução literal da palavra Sogobó; uma prática social (e teatral) levada a cabo pelas associações de jovens nas vilas do Mali. Na verdade, animais ou suas fantasias, utilizados como disfarce, ao serviço de uma representação artística livre.

Pena mesmo é que, face à qualidade, quantidade e novidade dos objectos expostos, não haja um catálogo que nos permita conhecer um pouco melhor esta realidade.

No entanto, “youtubando” o termo (e porque me era difícil imaginar a utilização de algumas das máscaras expostas) fui parar aqui:



2 comentários:

BlueVelvet disse...

Um espectáculo, Leonor.
Fantástico.
Obrigada pela partilha.
Beijinhos

Ps: passe lá por casa amanhã. Vou escrever uma coisa que acho que vai gostar.

Oliver Pickwick disse...

Considero este um dos mais nobres segmentos do teatro. Pena que, nos nossos dias, se esvai, aos poucos.
Mais um ótimo registro, prezada amiga!
Melhoras com a gripe.
Um beijo!