domingo, 23 de março de 2008

Registando Arthur C. Clarke (1917-2008)

A 19 de Março o mundo perdeu um dos seus grandes pensadores e escritores sobre ficção científica, do qual podem ler um obituário saído no New York Times.
Era conhecido do grande público pelos seus inúmeros livros sobre o tema e as duas adaptações a cinema: 2001 - odisseia no espaço e 2010 – o ano do contacto.

Vivia desde 1956 no Sri Lanka, onde, em Dezembro do ano passado, por ocasião do seu 90º aniversário, grava este vídeo sereno, lúcido e desassombrado com reflexões sobre o envelhecimento, a vida e a morte. É só para resistentes, já que dura exactamente 9 minutos. Mas se não o virem até ao fim também não ficam a saber quais são os três desejos que Arthur C. Clarke formula, na eventualidade (ou não) de cá estar para os ver realizarem-se.
Se mesmo assim não aguentarem (o que é pena), acedam aqui à sua Fundação e fiquem a conhecer melhor a pessoa, bem como os seus projectos.


4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Aprecio bastante a obra deste senhor, apesar de reconhecer que ainda não compreendi na totalidade o sentido do 2001...

Beijoca!

Oliver Pickwick disse...

Com ex-técnico da NASA, Arthur C. Clark diferente de Ray Bradbury, por exemplo, respeitava todas as leis conhecidas da Física. E nem este "limite", foi uma barreira para a sua imaginação sem medidas.
Para mim, o melhor escritor de ficção científica de todos os tempos. Li todos os seus livros.
Beijos!

Leonor disse...

Rafeiro

eu não sendo especialista na matéria, lembro-o precisamente pela capacidade de divulgação.

E claro, pelo 2001. Esse filme ficou, sem dúvida, na minha memória. acho que nunca o revi, talvez esteja na hora.

E não viste o video!!!

Leonor disse...

Imaginação sem limites é também o que associo a Artuhr C. Clark, Oliver, e então nestes domínios da ficção cientifica...

E pronto, vou revelar um dos desejos dele: pois o primeiro é precisamente que se descubra outras formas de vida para além da nossa... curiosamente quando fiz o post seguinte sobre o Darwin, num dos post diz que a NASA tinha anunciado a descoberta de moléculas orgânicas num planeta fora do nosso sistema solar, e que isso está, de alguma forma ligada à vida (nem vou tentar explicar)
é pena que ele não tenha vivido para saber
beijos