domingo, 4 de janeiro de 2009

Arqueologia da Bíblia




Nos intervalos da gripe, lá fui continuando a ler. Tendo o elefante Salomão/Solimão já chegado a Viena, parti para outras paragens, infelizmente menos pacíficas na actualidade.

Falo do livro As Batalhas da Bíblia, de Chaim Herzog e Mordechai Gichon, que faz o relato da história militar do povo israelita baseando-se nas descrições bíblicas. Trata-se de um relato não só apoiado nas descobertas arqueológicas, que permitem o desenvolvimento da Arqueologia da Bíblia, como também na história militar – o que não é de estranhar, já que os dois autores foram militares – analisando as batalhas do ponto de vista da arte da guerra e estabelecendo paralelismos com outras batalhas, tanto as passadas naquele território ao longo dos séculos, como noutras paragens.
De leitura fácil, peca apenas pela fraca qualidade dos mapas (não é que não tenhamos conhecimento de algumas localidades na actualidade, mas ao pormenor a que são dadas as notícias e com toponímia antiga nem sempre actualizada, às tantas sabemos apenas que estamos algures em Israel ou Palestina) e inexistência de glossário.
Para saber mais sobre arquelogia da Bíblia, vejam aqui e aqui.

3 comentários:

Lyra disse...

Leonor,
Mais uma vez a provade que tens um gosto refinado!
Este é, sem dúvida nenhuma, um tema que me fascina imenso!

Um excelente 2009 com absolutamente TUDO de bom!

Beijinhos e até breve.

;O)

Lyra

Leonor disse...

Obrigado pela informação, ´já lá passarei então.

Boa semana

Leonor disse...

Lyra, agora deixas-me sem graça... mas obrigado, ainda bem que gostas-te

beijinhos e boa semana!