domingo, 4 de janeiro de 2009

Arqueologia da Bíblia




Nos intervalos da gripe, lá fui continuando a ler. Tendo o elefante Salomão/Solimão já chegado a Viena, parti para outras paragens, infelizmente menos pacíficas na actualidade.

Falo do livro As Batalhas da Bíblia, de Chaim Herzog e Mordechai Gichon, que faz o relato da história militar do povo israelita baseando-se nas descrições bíblicas. Trata-se de um relato não só apoiado nas descobertas arqueológicas, que permitem o desenvolvimento da Arqueologia da Bíblia, como também na história militar – o que não é de estranhar, já que os dois autores foram militares – analisando as batalhas do ponto de vista da arte da guerra e estabelecendo paralelismos com outras batalhas, tanto as passadas naquele território ao longo dos séculos, como noutras paragens.
De leitura fácil, peca apenas pela fraca qualidade dos mapas (não é que não tenhamos conhecimento de algumas localidades na actualidade, mas ao pormenor a que são dadas as notícias e com toponímia antiga nem sempre actualizada, às tantas sabemos apenas que estamos algures em Israel ou Palestina) e inexistência de glossário.
Para saber mais sobre arquelogia da Bíblia, vejam aqui e aqui.

4 comentários:

Wikinet disse...

Gostaria de informar os leitores deste blog sobre um novo projecto relacionado com as localidades de Portugal. Trata-se de uma Enciclopédia on-line, escrita em colaboração pelos seus leitores. O site, que se intitula Memória Portuguesa, usa o conceito Wiki, que permite a qualquer pessoa criar ou editar artigos existentes, melhorando a informação neles contida. Além disso, é possível introduzir comentários em cada artigo, promovendo assim o debate entre os utilizadores.

http://www.memoriaportuguesa.com/

Será dada especial relevância às memórias dos cidadãos, para que sejam preservadas tradições antigas, recordações de infância, ofícios, cantares, folclore e outras manifestações culturais.

Para podermos enriquecer os artigos de cada povoação com a informação correcta, nada melhor do que recorrer às autarquias ou a movimentos de cidadãos que se esforçam por promover as suas respectivas regiões. Estamos a solicitar a utilização de texto dos sites das Câmaras, Juntas de Freguesia e sites e blogs particulares, colocando a devida referência à fonte de origem.

Assim, gostaríamos de contar com o vosso apoio, permitindo-nos usar eventual informação pertinente e sugerir que divulguem esta iniciativa junto dos familiares, amigos e conterrâneos da vossa localidade. Será que poderiam incluir um link para a enciclopédia no vosso site ou blog?

Ficaremos a aguardar a vossa visita!

Cumprimentos,

Wikinet
www.memoriaportuguesa.com

Lyra disse...

Leonor,
Mais uma vez a provade que tens um gosto refinado!
Este é, sem dúvida nenhuma, um tema que me fascina imenso!

Um excelente 2009 com absolutamente TUDO de bom!

Beijinhos e até breve.

;O)

Lyra

Leonor disse...

Obrigado pela informação, ´já lá passarei então.

Boa semana

Leonor disse...

Lyra, agora deixas-me sem graça... mas obrigado, ainda bem que gostas-te

beijinhos e boa semana!