terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Os Arquivos e a Pegada Ecológica: a desmaterialização de processos

fechar a torneira quando lavamos os dentes, separar o lixo, substituir as lâmpadas de casa para as de baixo consumo... enfim, tudo coisas que podemos fazer para contribuir para melhorar o ambiente.
E os Arquivos e as administrações, podem contribuir para uma alteração da prática ambiental? Podem ! A desmaterialização de processos tão em voga nas nossas administrações é uma forma de aliar as tic a objectivos ambientalistas, substituindo os escritórios e "depósitos" de papel por documentos electrónicos inseridos num sistema de gestão documental em ambiente virtual.
Portugal, como não poderia deixar de ser, tem também evoluido para essa prática, apresentando já inúmeros projectos de desmaterialização de processos; veja-se, por exemplo o dos Tribunais:
- o SITAF - Sistema de Informação dos Tribunais Administrativos e Fiscais
Outro caso certamente com impacto na nossa administração pública é o da futura desmaterialização do processo legislativo, tendo ainda hoje, em cerimónia pública, sido dado um "mergulho nesse sentido" com a entrega da autenticação da assinatura electrónica do Presidente da Assembleia da República.
Enfim, menos papeis, melhor gestão documental, melhor ambiente
Sugestões de Leitura:
Sociedade da Informação: O percurso português. Dez anos de Sociedade da Informação. Análises e Perspectivas / coord. Jorge Dias Coelho. - Lisboa, Sílabo, 2007
A Europa na era global / Anthony Giddens. - Lisboa, Ed. Presença, 2007

Sem comentários: