sábado, 26 de janeiro de 2008

"Cócó" no traço de Raphael Bordallo Pinheiro

1º Acto - O "Cócó"

Rosa Araújo, o "Cócó", nasce a 17 de Novembro de 1840 e morre a 26 de Janeiro de 1893.

Confeiteiro, burgês, capitalista, vereador, presidente da Câmara Minicipal de Lisboa, par do Reino, tendo por vezes recusado o título de visconde.

Filho de Manuel José da SIlva Araújo, dono da Confeitaria Portuguesa, na Rua de S. Nicolau, célebre à época pelos seus pastéis de ovo de folhado muito fino, mais conhecidos por pastéis do cócó, esta designação passou também para os referidos pastéis. Herdou-a também o seu filho, numa época em que já era um político influente.

Rosa Araújo, membro do Partido Regenerador, integrou a lista para as eleições municipais de 1981, tendo sido eleito. A sua intervenção na Câmara Municipal de Lisboa vai prolongar-se por dezoito anos.

Desse longo período, onde naturalmente teve a seu cargo inúmeros projectos, destaca-se a longa polémica de encerramento do Passeio Público, para abertura da Avenida.

2º Acto - Raphael Bordallo Pinheiro ou a arte de caricaturar

Rosa Araújo era, convenhamos, uma figura que se prestava à caricatura: a figura, o nome (Rosa), sobretudo a alcunha "Cócó". Dificilmente escaparia à mestria de Bordalo Pinheiro, como de facto não escapou.

Nas Revistas O António Maria e Pontos nos is, onde foi publicando as suas caricaturas, podemos encontrar inumeras referências:

- á sua alcunha: "Cócó às soltas", "sr. Cócó", "Cócós e bourbons", "Cócó o génio da destruição", "D. Cócó", "Cócó é conserveiro";

- às suas funções: "O Cócó municipal"


Tendo sido motivo de chiste e troça, Rosa Araújo não deixa, contudo, de ser uma figura simpática a Rafael, escondendo pelo riso e pela gargalhada, o desencanto e a angústia do final do século.

3º Acto - Cócó no traço de Raphael Bordallo Pinheiro

Foi também uma exposição realizada no Gabinete de Estudos Olisiponenses de 26 de Janeiro a 26 de Fevereiro de 1993, comissariada por Eunice Relvas e Pedro Bebiano Braga, de cujo catálogo retirei as imagens e beneficiei dos textos. O seu a seu dono.

2 comentários:

Sofia Nunes disse...

Este já conheciamos, mas é interessante que o divulgues aqui.
Já lá vai o tempo em que se faziam coisas engraçadas...
Sofia

Leonor disse...

Sofia

sempre considerei este projecto interessante e daí que o divulgue aqui, já que não me parece que a caricatura de Rosa Araujo por RBP seja muito conhecida.

mas tens razão, já lá vai o tempo em que se faziam coisas engraçadas...

bom fim de semana