No meio desta bendita greve, e, quando se vê tanto lixo quer às portas quer ao pé dos eco-pontos, aqui fica um projecto interessante dos nossos criadores nacionais com pelo menos 50% de aproveitamento de materiais reciclados: O Remade Portugal.
Trata-se de uma transposição de um projecto original italiano (Remade in Italy) com o objectivo de incentivar à criação e desenvolvimento de produtos cuja composição integre uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem.
Para quem esteve mais atento, a exposição, jogos e workshops decorreu no Museu da Electricidade em Novembro, onde era possível não só ver a reciclagem de materiais a ser feita (através de vídeos) como também o objecto final – com criações de:
Alda Tomás, Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Henrique Ralheta, João Mendes Ribeiro, Luís Buchinho, Maria Gambina, MG-Design, Nuno Gama, Nuno Sottomayor, OM-JP, Pedro Silva Dias, Pedro Sottomayor, Rita Garizo, SIMPLEFORMSDESIGN, Soraia Abreu.
Aqui ficam algumas imagens. As peças essas podem, no entanto, continuar a ser adquiridas, na loja on-line.
1 comentário:
Fui ver a exposição, de que gostei, mas achei pouco apelativa para crianças (eu levava 2 já com 10 e 14 anos).
Ia com muitas expectativas porque acho que este é um tema a que os miúdos aderem bastante mas confesso que vim de lá um bocado frustrada. Num país como o nosso, em que ainda há tanto a fazer em termos de ecologia, exposições como esta deviam ser mais publicitadas e ter uma abordagem melhor.
Mas o que vi valeu a pena, só é lamentável é que na prática continuemos a ver tanta gente a não fazer a separação dos lixos, a usar sacos de plástico em demasia...
Parabéns pelo blog!
Enviar um comentário