Mostrar mensagens com a etiqueta Literatura infantil. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Literatura infantil. Mostrar todas as mensagens

domingo, 3 de abril de 2011

Livro infantil



Há temas de dias comemorativos que não têm - acho eu - grande relevância. Não é o caso do dia da literatura infantil, que se comemora hoje.


Não só pela importância de que se reveste este sector, fundamental para qualquer aprendizagem e crescimento, como também pelas (boas) memórias que nos trás.


Mas como nem só de palavras vivem os livros infantis, aqui ficam algumas imagens de ilustradores que considero interessantes: Danuta Wojciechowska, Rebecca Dautremer e as do Planeta Tangerina (Bernardo Carvalho e Madalena Matoso), por esta ordem.

(Mas se tivesse que eleger algum livro da minha especial predilecção, escolhia de caras a Fada Oriana... da qual não tenho aliás a imagem da capa da edição que li...)

terça-feira, 3 de junho de 2008

Saramago e as histórias infantis

Através do Bruno Eiras, do Entre Estantes, eis uma dimensão de José Saramago pouco usual:

E se as histórias infantis fossem de leitura obrigatória para os adultos?
Seríamos realmente capazes de aprender o que há tanto tempo vimos a ensinar?

Aqui está um tema interessante, com um vídeo, narrado por Saramago (em espanhol), não menos interessante. Vale a pena o visionamento.

E, já agora, conseguem narrar ou aprender?